O tico-tico-da-taquara é uma ave passeriforme da família Emberizidae.
Seu nome significa: do (latim) poa = grama; e spiza = pássaro tentilhão; e de cabanisi, cabanisia = homenagem ao ornitólogo alemão Jean Louis Cabanis (1816-1906). ⇒ Pássaro tentilhão da grama de Cabanis.
Pode ser confundido com o quete(Poospiza lateralis), mas trata-se de uma espécie diferenciada na plumagem, vocalização e distribuição geográfica.
Apresenta colorido do peito e garganta da cor chifre pálido, padrão castanho no dorso, pequenas nódoas brancas nas duas retrizes externas da cauda. As fêmeas são menores que os machos.
O canto é bastante complexo e a delimitação de frases é imprecisa, tratando-se de um gorgeio fluente e de cadência alternada com notas mais variadas.
Alimenta-se de frutas e sementes. Em época de falta de alimento pode frequentar comedouros com sementes(comedouro para rolinhas, canários e outros).
Hábitos reprodutivos…
Outros hábitos…
Ocorre nas montanhas do sul do País, do sul de São Paulo ao sul do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina podendo atingir o nível do mar no sul do Brasil (Sick 1997), Paraguai e nordeste da Argentina.